terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

O Desânimo, os amigos e a alegria

As vezes quando pensamos estar tão longe daquilo que queremos, quando parece que nossos sonhos estão cada vez mais distantes ou que tudo que fazemos dá errado, um sentimento de derrota, como se já estivéssemos pré-dispostos a desistir ou perder, um desânimo nos atinge. Parece que não podemos fazer muita coisa para evitá-lo, como se fosse um sentimento maior que todos os outros e quando procuramos combatê-lo nada parece fazer efeito, nenhuma estratégia nos traz resultados reais e duradouros, mas geralmente um alívio que logo passa. O desânimo traz outros tantos sentimentos até nós: a falta de esperança, a desconfiança, o medo, a falta de fé. Cada um que já passou por isso pode pensar em outros frutos do desânimo. No momento que mostrei o resultado da ressonância-magnética tive a confirmação de tumor. Esse desânimo me abateu. Por um tempo senti tudo isso que falei acima, muitas emoções confusas. Eu sabia que eu não podia ignorar meus sentimentos, fingir que estava tudo bem. Jesus chorou (João 11:32-35), porque amava a Lázaro e se comoveu ao ver Maria chorar pela vida do irmão. Mas Jesus não ficou chorando, ele sabia do poder que tinha e sabia que esse poder poderia trazer alegria para os corações que ali estavam. Esse mesmo poder de Deus existe hoje: "Disse-lhe Jesus: Não te hei dito que, se creres, verás a glória de Deus?" (Jo. 11:40).

Depois de saber do tumor o neurologista disse que eu deveria procurar um neurocirurgião o quanto antes. Graças a Deus conseguimos encontrar um cirurgião no mesmo prédio que aceitou nos atender. Lá, eu ainda estava assimilando o que acontecia, mas pude contar com um grande Amigo. Fiz uma oração a Deus no banheiro do consultório mais ou menos assim: pedindo para que a força dele fosse a minha força e apesar de parecer tudo sem esperança pedi que me ajudasse naquilo que estava passando,  que dependia dele para conseguir isso. Tive uma resposta imediata! Deus me concedeu o que precisava naquele momento.

Um adendo: é interessante como não devemos esperar que nossa oração da manhã nos aproxime de Deus pelo resto do dia. Agora não recordo o livro, mas Francis Shaeffer disse isso. Deus espera de nós que vivamos com Ele a cada momento, sem esperar que nossa fé do meio-dia dure até de noite, por exemplo. Houve muitos outros momentos de desânimo ao longo do que tenho passado, e ainda há! Mas cada vez que acontece Deus me lembra, de alguma forma, que preciso depender dele. É aí que a gente vê como Deus usa tantas maneiras para nos aproximar dele. Espero que isso que tenho escrito por aqui também possa ser usado de alguma maneira pra lembrar do que Deus pode fazer por nós.

É importante comentar também que são nessas horas que se percebe o quão importantes são os amigos. É tão bom ter amigos que te lembram de histórias onde Deus foi fiel com eles e de como Deus tem sido fiel com você mesmo. Fiquei e continuo ficando cada vez mais feliz com as amizades que tem se fortalecido e surgido em toda essa minha luta. Sinto que as vezes não damos valor pra essas amizades se não passarmos ou vermos alguem passar por uma situação difícil. E mesmo quem não tem tantos amigos pode ser lembrado por Deus de diversas formas. O próprio Espírito-Santo nos faz buscar a Deus, que de todos os nossos amigos, é o único amigo perfeito, que nunca falha, que nos supre e dá soluções através do poder dele pra fazer qualquer coisa que deseja!

Voltando ao que aconteceu, fomos muito bem atendidos. E à primeira vista, o que podia ser visto pelo médico era um tumor benigno! Que grande notícia! Ficamos muito felizes pois o tumor benigno pode não causar nenhum efeito negativo, ou seja, poderia conviver com ele sem nenhum problema. O médico chegou a conclusão de que provavelmente o que estava causando minhas dores de cabeça era stress. Foi um motivo de grande alívio. Resolvemos então consultar mais dois outros médicos que falaram a mesma coisa. Parecia que os problemas eram menores do que pensavamos!

Não sabíamos que em breve voltaríamos a ter angústias e medos, ficaríamos desânimados, já que o que aconteceu depois não estava nos planos, novamente.

Os motivos de desânimo ainda existem, a tristeza é encontrada de vez em quando. Mas a mão sustentadora de Deus é mais poderosa que tudo isso! Traz alegria quando tudo indica o contrário. Através de tantas pessoas, elas me lembram através de como Deus é bom, e que os caminhos dele podem não ser entendidos completamente, mas devem ser cumpridos com a alegria que só ele pode nos dar em fazer isso.

domingo, 5 de fevereiro de 2012

2011

Muita coisa aconteceu em dois mil e onze. Houve o devastador tsunami no Japão, vários ditadores foram depostos, Bin Laden foi encontrado e morto pelos EUA. Dilma Roussef iniciou o mandato como presidente do Brasil e tantas outras coisas aconteceram aqui e no mundo.

Para mim também foi um ano bem diferente do normal. Estava no meu último semestre da faculdade, tinha completado 1 ano e meio no cargo que almejava, meu noivado estava nos planos faz um tempo. Na minha igreja eu trabalhava num ministério que gostava muito. Contava com vários amigos que compartilhavam de todas minhas alegrias. Parecia que estava tudo bem. Os planos iam dando certo e um futuro bom parecia só questão de tempo. 

Mas de uns tempos para cá eu vinha sentindo algumas dores. Vale dizer que eu nunca fui do tipo atlético, não dá para negar. Hehehe. Bem, eu conversava com meu colega de trabalho, Rogério, sobre minha constante dor nas costas (postural), e mau-jeitos que eu dava que também aconteciam com frequência, em geral o comentário era que eu estava "todo bichado" (todo estragado para que não conhece a expressão). Hehehe, isso tudo apesar dos meus, apenas, 23 anos.

Só que havia uma dor específica, de cabeça, que eu sentia praticamente todo dia. Começou fraca, mas ao longo dos meses foi piorando. Isso fez o Rogério falar com minha namorada Rafaela para ela insistir que eu fizesse uma consulta. Eu sabia que não era nada, geralmente não era. Sempre, apesar do meu físico (hehe) fui saudável e nunca tive nenhum problema de saúde mais sério. Eu não precisava dessa consulta, era uma dor passageira.

Ressonância-Magnética
Após um certo tempo, enfim eu cedi e fui me consultar. Fiz uma ressonância-magnética no dia 29/07/2011 ou 27, por esses dias. Antes, assinei um termo de responsabilidade para permitir que aplicassem contraste em mim, apesar de que só aplicavam quando tinha algo "errado". Depois de quase 30 minutos sem poder me mexer, pensei que o exame tinha terminado. Engano meu, o contraste foi aplicado em mim.

Sabendo que tinha algo "errado" comigo, tive que esperar até dia 05/08/2011 até ter o resultado. Neste mesmo dia havia recebido uma ótima notícia: um plano especial do governo de ajuda para conseguir a primeira moradia havia me convocado! Eu estava mais próximo de ter minha casa e era mais um motivo de muita alegria.

Mas o resultado, sim. Quando peguei o exame vi logo uma nota no final falando de uma "mancha branca" fora do comum e sugerindo dois tumores, um com mais chances e outro com menos chances. Ainda tive que esperar um dia até retornar até o médico. Tinha ficado muito feliz com a outra notícia, mas ainda não sabia o que esperar da minha consulta. Era melhor deixar Deus cuidar das minhas preocupações do que tentar prever como isso podia mudar as coisas como eram. Não havia nada naquele momento que eu podia fazer, a não ser me voltar para Deus, deixar tudo que me fazia parecer forte e descansar na força de Deus. Podemos não entender tudo que aconteceu, mas sei que os caminhos de Deus me aproximam dele, me fazem parecer mais com Jesus, como eu jamais poderia fazer por conta própria. Voltar-me para Deus e não pro meu problema foi o próprio Deus atuando em minha vida e trouxe a tranquilidade para ir vivendo um dia de cada vez.